top of page

PLANO DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL (PGTA) DA TERRA INDIGENA ANDIRÁ-MARAU

 

Desenvolvido no contexto do projeto “Consolidando Experiências de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas na Amazônia Brasileira”, liderado pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI), com financiamento do Fundo Amazônia.

 

O PGTA está em andamento, com a EWP prestando consultoria técnica especializada no tema do manejo de fogo. As atividades já realizadas foram as relacionadas a cursos de formação de agentes ambientais indígenas e elaboração de material didático para as apresentações.

MAPEAMENTO DE REDES DE GOVERNANÇA AMPLIADA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 

O projeto, ainda em desenvolvimento, é liderado pela ONG Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia- IPAM, e a nossa parceira Leandra Fatorelli é responsável técnica pela execução.

 

As atividades desenvolvidas são: orientar e acompanhar a construção da base de dados do mapeamento em software de análise de redes sociais e outras estatísticas; apoiar o desenho da estratégia de amostragem para realização de uma segunda fase do mapeamento e a revisão e ajuste dos questionários e formulários digitais; realizar análises relacionais e outras estatísticas de acordo com os objetivos do mapeamento; e elaboração conjunta de artigo científico com base em dados do mapeamento, com foco na análise de conselhos gestores.

 

PLANEJAMENTO PARA PAISAGENS SUSTENTÁVEIS NO ESTADO DO AMAPÁ

 

Projeto liderado pelo WWF - Brasil, a EWP participou com a realização de diagnóstico, coleta de informações primárias, sistematização de informações secundárias e compilação de uma base de dados sociais, ecológicos e econômicos. Além disso, foram identificados e entrevistados os principais atores e apontados cenários, desafios e oportunidades para a construção de um plano comum de desenvolvimento socioeconômico sustentável no território do Amapá.

 

Como resultado, foi elaborado um documento síntese contendo os principais resultados, intitulado Planejamento para paisagens sustentáveis no estado do Amapá: Integrando desenvolvimento socioeconômico e conservação da Natureza. Primeiras Reflexões (WWF –Brasil, 2016). O documento foi entregue e os resultados apresentados aos atores que participaram da primeira fase, focando nas discussões dos passos a seguir.

 

Link: https://www.wwf.org.br/?55942/Planejamento-para-paisagens-sustentveis-no-estado-do-Amap

 

 

PLANO DE MANEJO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONUMENTO NATURAL ESTADUAL (MONAE) LAPA NOVA DE VAZANTE (MG)

 

O MONAE Lapa Nova de Vazante está sob gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG), e a empresa responsável pela elaboração do Plano de Manejo foi Arcadis Logos S.A.

 

A EWP elaborou os itens referentes ao tema Uso Público e Turismo, desenvolvendo as atividades de: diagnóstico, caracterização do patrimônio natural do MONAE e região, análise do uso público atual e potencial. Além disso, participou na elaboração do zoneamento e elaborou os planos e programas de manejo de uso público e comunicação e educação.

ESTUDO DO COMPONENTE INDÍGENA DAS TERRAS INDÍGENAS (TIS) QUEIMADAS E MOCOCA, ORTIGUEIRA, PARANÁ.

 

Projeto desenvolvido no contexto do processo de regularização do licenciamento ambiental do Complexo Industrial de Fábrica de Celulose da Klabin S/A, numa parceria de EWP e Lorenz Consultoria (https://www.linkedin.com/in/sonia-lorenz-b80892104)

 

Nesse estudo foram analisados os aspectos socioeconômicos e culturais contemporâneos das comunidades que habitam as TIs Queimadas e Mococa, bem como as condições ambientais destes territórios com base na territorialidade kaingang. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, com a EWP trabalhando especificamente nas questões relativas à caracterização da vegetação e flora, estado de conservação da cobertura vegetal e das matas ciliares, ecologia da paisagem e aspectos etnoecológicos.

PLANO BÁSICO AMBIENTAL DO ESTUDO DO COMPONENTE INDÍGENA (PBAI) DAS TERRAS INDÍGENAS QUEIMADAS E TIBAGY-MOCOCA, ORTIGUEIRA, PARANÁ

 

A EWP participou em parceria com a Lorenz Consultoria da elaboração do PBAI, com nas Terras Indígenas Queimadas e Tibagy-Mococa. O PBAI seguiu após aprovação do ECI do Projeto Puma, dando continuidade ao processo de regularização do licenciamento ambiental Complexo Industrial de Fábrica de Celulose da Klabin S/A.

 

A EWP coordenou uma equipe interdisciplinar para a elaboração de um programa de implantação de corredores ecológicos, baseado em teorias e metodologias da ecologia de paisagens, buscando promover a conservação e restauração da paisagem no entorno das TIs e Queimadas e Mococa, e fomentando em todas as fases do processo a participação e o engajamento das comunidades indígenas envolvidas.

 

O PBAI foi protocolado na FUNAI, para que uma vez aprovado seja apresentado às comunidades envolvidas, em audiências públicas, para sua aprovação final.

PROGRAMA SOBRE FLORESTAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (PBCC), REGIÃO DE CUSCO, PERÚ

 

O projeto foi liderado por duas ONGs “irmãs”, uma local e outra internacional, a Asociación para la Conservación de la Cuenca Amazónica (ACCA/Perú) e Amazon Conservation Association (ACA/Washington, USA).

O projeto foi realizado para essas ONGs em 2013, consolidando-se assim uma parceria iniciada por membros da nossa equipe em projetos anteriores à existência da EWP. Tais projetos estudaram as emissões de gases de efeito estufa provocadas por incêndios florestais na região andina, e resultaram no treinamento em manejo de fogo de comunidades tradicionais.

A EWP participou no Programa sobre Bosques e Mudanças Climáticas (PBCC) com um estudo de estimativa de produção de biomassa e quantidade de carbono armazenado em vários Sistemas Agroflorestais (SAFs) em comunidades campesinas da região de Cusco (Perú). Com este estudo contribuímos com um dos objetivos do programa a respeito da necessidade de gerar informação técnica de base, e participamos das discussões sobre projetos de créditos de carbono mediante o aproveitamento de SAFs.

 

Seguindo os critérios éticos que norteiam a política da EWP, os trabalhos de campo foram executados por uma equipe de parceiros locais, estudantes da Universidade de Cusco.

 

Além disso, desenvolvemos o Projeto de Comunicação, em que elaboramos uma cartilha explicativa do estudo de sistemas agroflorestais para o PBCC, intitulada

 Sistemas agroforestales como sumideros de carbono en la región del Cusco (ACCA/ EWP, Fondo de las Américas). Posteriormente a equipe de ACCA e de nossos parceiros locais visitaram as comunidades andinas envolvidas para apresentar e discutir os resultados, sintetizados nos folders elaborados.

Link: https://www.scribd.com/doc/315177842/Sistemas-Agroforestales-como-Sumideros-de-Carbono-en-la-Region-Cusco 

 

 

PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS DE LA CONVENCIÓN, CUSCO, PERÚ

 

Elaborado por EWP para as ONGs Asociación para la Conservación de la Cuenca Amazónica (ACCA/Perú) e Amazon Conservation Association (ACA/Washington, USA).

 

O trabalho consistiu em elaborar um projeto de plano de prevenção e controle de queimadas e incêndios com todas as etapas, desde o diagnóstico até o cronograma de execução e orçamento necessário, para ser apresentado de forma a conseguir o financiamento necessário para ser implementado posteriormentefuturamente por ACCA e EWP.

 

REVISÃO DO PLANO DE INCÊNDIOS DE MADRE DE DIOS, PERU

 

A EWP fez a revisão de Plano De Incêndios de Madre de Dios para as ONGs Asociación para la Conservación de la Cuenca Amazónica (ACCA/Perú) e Amazon Conservation Association (ACA/Washington, USA).

 

O Plano existente e aprovado nunca foi implementado, dessa forma o objetivo: do trabalho desenvolvido por EWP foi o de realizar uma revisão da situação regional e elaborar uma análise de quais devem ser as prioridades em relação ao tema e delinear estratégia para ACCA na região amazónica de forma a abordar o tema dos incêndios de maneira mais ativa.

 

PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO DA CONSERVAÇÃO DA BACIA DO RIO TAPAJÓS (PSC)

 

O projeto foi liderado pela ONG The Nature Conservancy (TNC); a EWP participou junto com a empresa BASE Energia Sustentável.

 

Nossa contribuição especifica consistiu em: diagnóstico da bacia mediante o levantamento de informações secundária sobre a biodiversidade (espécies, habitats, processos ecológicos etc.); avaliação dos potenciais impactos ambientais diretos e indiretos associados com a construção e operação do terminal portuário de Miritituba, indo além do Estudo de Impacto Ambiental, com especial ênfase às cumulatividades e sinergias dos impactos no contexto regional; e identificação de objetos de conservação (espécies, ecossistemas ou processos) e de metas de conservação e ameaças.

 

ELABORAÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO

 

A EWP trabalhou para o Centro Universitário SENAC, no curso de Pós-graduação de Educação à Distância do curso de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Especificamente, elaboramos o material pedagógico para a disciplina de Educação Ambiental no ensino formal, com carga horaria de 32 horas.

 

O objetivo geral da disciplina é: possibilitar uma visão crítica dos sistemas de ensino na perspectiva da inclusão da Educação Ambiental no Ensino Formal. Ao longo do curso a disciplina apresentou casos de Educação Ambiental no ensino formal, discutiu os instrumentos para a participação e envolvimento de equipes pedagógicas em programas e projetos socioambientais, fundamentada em questões didático-pedagógicas e técnicas de comunicação para aproximação junto ao público escolar.

bottom of page